'Restaurando Vidas': Presídios estão abertos a entidades religiosas

Seguindo recomendação da Lei de Execuções Penais (LEP), a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), aprimora a prestação de assistência religiosa aos reeeducandos e seus familiares através do projeto “Restaurando Vidas”. De acordo com a Lei constituem direitos do preso a assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa. Com base na LEP é dever do Estado prestar assistência religiosa como forma de prevenir a reincidência criminal. Sendo assim as unidades prisionais de Alagoas estão abertas às entidades religiosas, para que os reeducandos possam expressar e solidificar suas crenças. 
A Assistência Religiosa da Sgap é coordenada pelo pastor e servidor da Sgap, Francisco Pereira Santos. Com a criação do setor especifico para o atendimento às igrejas, a Administração Penitenciária regularizou a visitação, que antes era feita de forma esporádica.
Hoje o trabalho religioso é realizado também em parceria com a Gerência de Educação e os reeducandos recebem ensinamentos e informações sobre religião.
“Hoje existem seis igrejas que já fazem trabalhos no sistema penitenciário. A Sgap proporciona todo suporte no que tange a segurança e a integridade dos visitantes”, enfatizou Francisco Pereira.
O pastor ainda ressaltou a importância de se ter um local adequado para a prática dos cultos e cerimônias religiosas. “Com base na LEP, as unidades prisionais tem obrigação de disponibilizar um espaço adequado”, disse. Hoje somente os presídios Cyridião Durval, Desembargador Luiz de Oliveira Souza (Arapiraca) e Baldomero Cavalcanti, possuem locais específicos para práticas religiosas.
Atualmente as igrejas realizam com frequência cerimônias nas unidades. Em datas comemorativas como Dia dos Pais e Natal, a coordenação da Assistência Religiosa promove encontros para reunir reeducandos e seus familiares, neste ano houve celebração de missas na Casa de Custódia da Capital além de cultos no Cyridião Durval e Baldomero Cavalcanti.
“Participar de momentos de oração junto com nossa família dentro do presídio é mesmo uma benção para todos nós. Sentir a presença de Deus conforta e acalma. É a força que precisamos para romper o caminho para a verdadeira liberdade”, disse um reeducando.
Outro papel do “Restaurando Vidas” é prestar assistência nas cerimônias fúnebres que envolvem presos e funcionários do sistema prisional. A coordenação da Assistência Religiosa sempre busca levar aos familiares uma palavra de conforto e esperança nestes momentos de perda familiar.
Documentação - Para que os voluntários realizem trabalhos no sistema prisional é necessário que as igrejas solicitem a liberação à Assistência Religiosa. O passo seguinte é o cadastramento das pessoas que irão fazer as visitas. Elas devem apresentar a documentação (Carteira de Identidade e CPF) para que possam ter acesso as unidades prisionais.

Notícias Cristãs com informações da Ascom SGAP


Nenhum comentário on "'Restaurando Vidas': Presídios estão abertos a entidades religiosas"