Pr. João Gomes A HISTÓRIA DA SUCESSÃO DO PASTOR JOÃO BATISTA

COMO E POR QUEM JOÃO GOMES FOI ESCOLHIDO
Essa história que vou lhes contar só tem uma testemunha: pastor Diomedes Pereira Jácome, vice-presidente da Igreja Assembléia de Deus em Mossoró-RN. Os outros personagens já descansam na glória com o Senhor Jesus Cristo.
O pastor João Gomes assumiu a Igreja em Caraúbas=RN, enviado pela igreja em Mossoró. Estava com 22 anos de idade. O pastor-presidente do Rio Grande do Norte já era o reverendo João Batista da Silva, conhecido nacionalmente como 'O Apóstolo do Nordeste' por seu trabalho desenvolvido na Bahia, na Paraíba e pelo desbravamento no Rio Grande do Norte. O pastor João Batista ainda era um homem jovem e em pleno vigor físico. Ele escolheu para ser o seu có-pastor (era assim que eram tratados os vice-presidentes) o irmão Nelson Bezerril, grande administrador e zeloso por natureza. Era um pastor qualificado para auxiliar o nosso Apóstolo.
O pastor Nelson Bezerril era, como já disse anteriormente, muito zeloso e este seu zelo o fazia sentir cuidado não só com a parte administrativa da Igreja mas, também, com a vida espiritual da mesma.
Sua intimidade com Deus era tanta que eles conversavam sobre o futuro da Igreja do RN. Um dia ele questionou a Deus quem seria o substituto do pastor João Batista a frente da IEADERN. Provando a intimidade que tinham, Deus disse pra ele:
- Quando isto ocorrer (a sucessão do pastor João Batista) você não estará mais ai para ver!
O pastor Nelson não se deu por vencido e argumentou:
- Agora é que eu preciso saber. Preciso conhecer o homem a quem O Senhor irá entregar a continuidade desta obra!, disse.

Como já havia relatado acima, o pastor João Gomes, então com 22 anos de idade, havia assumido a Igreja em Caraúbas. Um dia recebeu a visita do pastor Nelson Bezerril que lá em Caraúbas passou três dias. Todas as manhãs quando o pastor João Gomes e a irmã Angelita o procuravam para o café da manhã já o encontravam na igreja em oração. Sua única refeição ao longo do dia era o almoço. Foram três dias de oração e consagração.
No último dia, malas arrumadas e pronto pra pegar o trem até Mossoró, o pastor Nelson Bezerril chamou o jovem pastor João Gomes para um particular. Na conversa, questionou:
- Qual o seu grau de instrução?
Na época esta era uma situação que não gerava tanta importância. O pastor João Gomes respondeu-lhe:
- Tenho apenas o primário concluído.
Pastor Nelson Bezerril continuou:
- Pois bem, rapaz. Você vai cursar o ginasial, se der tempo. Vai fazer o colegial (II grau), se der tempo. Vai cursar uma universidade, se der tempo e buscar uma formação teológica. Prepara-se porque você será o substituto do pastor João Batista.
O pastor João Gomes assustou-se por dois motivos: primeiro porque o pastor João Batista ainda era um homem jovem, estava muito bem na presidência da IEADERN e falar em sucessão seria considerado uma rebelião. Em segundo lugar ele não ambicionava tal responsabilidade e não se achava preparado para tanto.
O pastor Nelson Bezerril terminou seu particular com o pastor João Gomes advertindo-o:
- Esta nossa conversa não poderá ser contada a ninguém. Você pode morrer se fizer isso. Guarde o segredo no seu coração e ore, apenas ore!
O pastor João Gomes passou 05 anos em Caraúbas, saiu pra assumir por 05 anos a igreja em Patu, substituindo o honrado pastor João Praxedes, foi mandado pelo pastor João Batista pra cidade de Areia Branca onde substitui o pastor José Barreto e ficou lá por 09 anos. Convidado pelo pastor Luiz Cesário mudou-se para Petropolis-RJ onde assumiu a vice-presidência da Igreja naquela cidade. De volta ao RN ficou sem igreja durante 01 ano.
A convite do pastor Manoel Nunes da Paz, da igreja em Mossoró, voltou a residir na cidade e aceitou o desafio de ser o primeiro pastor da Serra do Mel. Ali fundou o trabalho da Assembléia de Deus nas 22 vilas rurais.
Assumiu o pastorado da igreja de Mossoró em Abril de 1981 em substituição ao pastor Manoel Nunes da Paz.
Vejam como são as coisas de Deus:
O pastor Nelson Bezerril enfermou e, sentindo que a sua partida pra glória estava próxima, resolveu contar o seu segredo para que alguém visse a confirmação da promessa de Deus. Pediu a Deus o nome de alguém a quem ele pudesse contar este segredo e Deus lhe indicou um presbítero da Igreja de Natal de nome Diomedes Pereira Jácome, mossoroense que trabalhava na Fundação Nacional de Saúde na capital. Contou e pediu que guardasse o segredo e assim o irmão Diomedes fez. Aposentado de suas funções na capital o presbítero Diomedes resolve voltar pra Mossoró, terra de sua família.
Quando o pastor João Gomes assumiu a igreja de Mossoró convidou para ser o seu có-pastor o presbítero Diomedes Pereira.
No ano de 1993 o pastor João Gomes foi a um Circulo de Oração e lá também estava o pastor Diomedes. A dirigente do trabalho era a irmã Umbelina, conhecida serva de Deus na cidade de Mossoró. Deus a tomou e confirmou que naquele ano cumpriria a promessa de levar "o anjo da igreja" para presidência da IEADERN. Pastor Diomedes chamou o pastor João Gomes em sua casa e lá relatou o que ouvira do pastor Nelson Bezerril e que jamais havia contado a ninguém. Oraram juntos e ficaram aguardando.
No mês de maio de 1993 o pastor João Batista apresentou aos pastores do RN, na Escola Bíblica, o nome do pastor João Gomes anunciando:
- Este é o homem que Deus me apontou para me substituir.
Pediu a aprovação da Assembléia Ministerial que aprovou e a promessa de Deus se cumpriu 35 anos após ter sido feita.
Trago este relato do pastor João Gomes por ser o mais próximo a mim. As coisas de Deus eram feitas dessa forma, pastores eram deslocados de cidades por ordem divina, eram colocados em funções por escolha de Deus e o trabalho progredia, sem escandalos, sem acusações e sem politicagem.
A intenção é mostrar para os mais novos que Deus era quem fazia e garantir-lhes: mesmo que os ditos homens de Deus não queiram ouvir a sua voz, Ele (Deus) continua agindo e no controle dos destinos de sua igreja e sua obra na terra.
Disso eu não tenho dúvidas!  
 Fonte: http://adpatu.blogspot.com/

Nenhum comentário on "Pr. João Gomes A HISTÓRIA DA SUCESSÃO DO PASTOR JOÃO BATISTA"